A fotoproteção solar diária é essencial!
O envelhecimento da pele acontece de forma natural, mas simultaneamente, a exposição solar acelera esse processo.
O fotoenvelhecimento provocado pela exposição aos raios UV é o principal fator de envelhecimento da pele, influenciando em 90%.
A exposição ao sol sem proteção provoca o surgimento de rugas, flacidez e altera o DNA da células, e pode causar o câncer da pele.
Usar filtro solar todos os dias do ano, mesmo em dias nublados e em ambientes fechados é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção do câncer de pele. Ter o hábito de usar o filtro solar desde a infância pode diminuir em 85% os riscos de desenvolver câncer de pele na fase adulta. Estudos da SBD demonstram que 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre entre 0 e 20 anos de idade.
Como usar e escolher o protetor correto para seu tipo de pele:
Escolha um protetor solar conforme o seu tom de pele. Atenção: todos os tons de pele precisam de fotoproteção. O fator de proteção (FPS) deve ser maior para pessoas de pele clara e menor para quem tem pele mais escura.
A qualidade do filtro solar deve ser levada em consideração. Escolha os com alta proteção contra os raios UVA/UVB. Considere ainda a textura, o toque seco e oil free, adequados às características da pele brasileira.
Aplique a quantidade correta de filtro solar. O ideal é cerca de uma colher de chá para o rosto, pescoço e colo.
Reaplique o filtro solar a cada duas horas. Suor, contato com água e tecidos retiram o produto da pele.
Ao fim do dia, retire o filtro solar e outras impurezas da pele com sabonete ou demaquilante e finalize com tônico.
Proteja-se sempre para ter uma pele bela e saudável!